Lá por fora-Quinta-Feira,12 de Julho de 2018

Notícias do estrangeiro

Lá por fora

— Depois de três dias e várias horas a mergulhar nas águas da gruta de Tham Luang, em Chiang Rai, doze crianças e o treinador de 25 anos foram resgatados. A informação foi avançada pela marinha tailandesa. As crianças e o treinador da equipa estiveram fechados na gruta 17 dias. Esta operação extraordinária e árdua manteve o mundo em suspenso, duran te mais de uma semana.

— Mais de 150 pessoas morreram na sequência das chuvas torrenciais no Japão, as mais graves nos últimos 30 anos, de acordo com um novo balanço provisório do Governo nipónico agora divulgado.

—A Turquia quer avançar com o processo de adesão à União Europeia. Esta intenção foi manifestada pelo ministro turco dos Negócios Estrangeiros, um dia depois da tomada de posse do novo Chefe de Governo.

— O ex-líder independentista catalão Carles Puigdemont foi declarado inabilitado e, por isso, suspenso de qualquer cargo público pelo juiz do Tribunal Constitucional (TC) espanhol responsável pelo caso que envolve a tentativa de independência da Catalunha, liderada pelo ex-presidente da Generalitat (governo regional).

— O presidente dos Estado Unidos, Donald Trump, assegurou ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que os Estados Unidos têm “muitos aliados”, em resposta ao aviso de que Washington deveria apreciar os poucos aliados que tem.

— A “Marca” avançou, nesta semana, que a transferência de Cristiano Ronaldo já está fechada e que a Juventus deverá oficializar imediatamente a contratação do craque português.

— A notícia poderá colocar em causa a boa campanha da Rússia no Mundial de futebol. A um jornal alemão, fonte da federação russa terá admitido que os jogadores da equipa nacional inalaram amoníaco, antes de jogar contra a Croácia e a Espanha.