Director: Cónego Dr. Manuel Joaquim Geada Pinto

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Site-Sexta-Feira,05 de Julho de 2013

O PREÇO DA PAZ

Bem gostaríamos que a nova evangelização desembocasse no sucesso da alegria das primeiras missões cristãs. A atenção a certos pormenores do Evangelho deste Domingo poderia ajudar-nos. Há, em particular, esta incongruência: o Senhor quase proíbe...

Bem gostaríamos que a nova evangelização desembocasse no sucesso da alegria das primeiras missões cristãs. A atenção a certos pormenores do Evangelho deste Domingo poderia ajudar-nos. Há, em particular, esta incongruência: o Senhor quase proíbe aos setenta e dois discípulos que percam o tempo em saudações. Não lhes pede que se comportem como gente grosseira: seria um contra-testemunho. Pede-lhes, pelo contrário, que ofereçam, sem palavras inúteis, a verdadeira saudação: “Paz”, isto é vida, plenitude felicidade muito concreta do reino messiânico. É a paz que se dirige para Jerusalém “como um rio”, a grande consolação que Isaías prometia aos exilados com a imagem audaciosa do amor materno de Deus que acarinha o seu bébé, o leva nos braços, o acaricia no regaço. Porque a paz vem de Deus, do amor de Deus revelado até na Cruz.
Paulo compreendeu isto muito bem: situa a Cruz no centro do seu evangelho, ao ponto de pôr nela o seu único orgulho. Não há qualquer traço de dolorismo nesta opção. A Cruz abre, antes de mais, um espaço de paz e de misericórdia. Liberta da escravidão das falsas seguranças, das sinuosidades identitárias e das constantes manhas do ego.
Aos que julgavam a Cruz perigosa, um pouco mórbida, malsã e inimiga da alegria, Madeleine Delbrêl respondia: “Falaremos da alegria quando a tivermos aprendido na Cruz onde encontrarmos o nosso amor. A nossa alegria é de um preço tão exorbitante que para a conseguirmos foi preciso vendermos o que tínhamos  e a nós próprios”.

Enviar a Amigo
Imprimir
Favoritos
Homepage

Sexta-Feira,24 de Novembro de 2017

Pesquisa

Capa da edição em papel

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Copyright © 2010 Amigo da Verdade
Powered by Peakit