Director: Cónego Dr. Manuel Joaquim Geada Pinto

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Site-Quarta-Feira,25 de Março de 2015

Imagens para a vida da Fé

O mistério da fé A Catedral de Poitiers possui um dos mais antigos vitrais de França. Situado na grande janela do hemiciclo para onde todos os olhos convergem, exprime o mistério da fé celebrado pela assembleia.

Crucifixão. Com Cristo, representado a uma escala muito maior do que todas as outras personagens, a imensa cruz estrutura a imagem. Jesus tem os olhos abertos porque, nesse tempo, os cristãos dificilmente imaginavam representar Jesus morto na Cruz. Uma cabeça inclinada, um olhar triste e um leve derreamento do corpo: é ainda com muita contenção que se exprime o sofrimento de Cristo. Aos pés da Cruz, encontra-se naturalmente Maria, a mãe de Jesus e João, o discípulo amado.

Ressurreição. Mas a Cruz não é o único assunto deste vitral. É todo o mistério da fé que aqui se exprime. Debaixo da Cruz, vêem-se três mulheres que avançam para o túmulo vazio e o anjo que anuncia a Ressurreição. A cobertura do sarcófago, antiga porta da morte, serve de banco ao aonjo que anuncia a Ressurreição.

Exaltação. Acima da Cruz, os discípulos assistem ao regresso do Ressuscitado para o Pai. É a Ascensão, mas é também a Igreja que, já com Maria, contempla Cristo que se rebaixou aré à morte e que Deus exaltou acima de tudo. Esta Igreja ainda hoje, na Eucaristia, proclama o mistério da sua morte e da sua ressurreição.

Enviar a Amigo
Imprimir
Favoritos
Homepage

Terça-Feira,19 de Setembro de 2017

Pesquisa

Capa da edição em papel

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Copyright © 2010 Amigo da Verdade
Powered by Peakit