Director: Cónego Dr. Manuel Joaquim Geada Pinto

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Site-Quinta-Feira,02 de Abril de 2015

Irmã PAIXÃO DOS ANJOS

Faleceu. no passado dia 29 de Março, na Casa de Saúde de S. João de Deus, a serva de Jesus Paixão dos Anjos. O funeral realizou-se na Guarda, com Missa exequial na Casa de Santa Luzia,

Faleceu. no passado dia 29 de Março, na Casa de Saúde de S. João de Deus, a serva de Jesus Paixão dos Anjos. O funeral realizou-se na Guarda, com Missa exequial na Casa de Santa Luzia, presidida pelo Assistente Geral da Liga dos Servos de Jesus, Cónego Alfredo Pinheiro Neves, assistido por mais quatro sacerdotes, com a participação de alguns familiares e irmãs das várias comunidades da Liga dos Servos de Jesus. O féretro com a ir. Paixão seguiu para o cemitério da Guarda.

Conheci a Paixão dos Anjos, ainda ganapa, no Rochoso. Tinha vindo duma terra de promissão, a Torre, no concelho do Sabugal. Lembro-me de achar graça ao nome dela - Paixão dos Anjos - e algumas vezes cheguei a brincar, fazendo-lhe crer que usava um nome de grande responsabilidade: ou eram os anjos que estavam apaixonados por ela ou era ela que estava apaixonada por anjos. Fosse como fosse, a Paixão, com o seu feitio bastante rebarbativo, deu, durante algum tempo, bastante trabalho a D. Alfreda que andava constantemente com ela em bolandas, levando-a para o Abrunhal, trazendo-a para o Rochoso, despachando-a para a Cozinha Económica, até para a Meda e, finalmente, para o Presbitério de Viseu, onde se tornou ama assídua de muitos padres velhinhos.

Com o seu feitio um pouco respingão, era, contudo, duma extraordinária delicadeza de consciência. Piedosa, cumpria os deveres da regra comunitária e ia-se escudando em confessores de ocasião, por onde passava. Os últimos tempos de vida curtiu-os, em grande sofrimento, na Casa de Saúde de S. João de Deus, ali ao Bairro de S, Domingos, onde a morte veio chamá-la, em finais de Março.

Um exemplo de vida multifacetada mas fiel. Paz, com os Anjos, à Paixão!

Enviar a Amigo
Imprimir
Favoritos
Homepage

Quarta-Feira,22 de Novembro de 2017

Pesquisa

Capa da edição em papel

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Copyright © 2010 Amigo da Verdade
Powered by Peakit