Director: Cónego Dr. Manuel Joaquim Geada Pinto

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

O Dia do Senhor-Sexta-Feira,22 de Dezembro de 2017

SENTIDO LITÚRGICO

4.º DOMINGO DO ADVENTO

 

SENTIDO LITÚRGICO — Como a terra gretada de sede suspira pelo orvalho da manhã, assim a alma que espera a salvação aguarda o Salvador e Senhor prometido.

 

LEITURAS 

1 - A promessa do reino eterno de David feita por Natã realizou-se na presença de Jesus Cristo, filho de David por excelência.

Meditemos nas nossas responsabilidades de pertencermos a este reino e animemo-nos a ser mais generosos na sua dilatação, lembrados de que, para muitos, o Natal ainda não tem sentido.

2 - No trecho final da sua carta aos cristãos de Roma S. Paulo diz-nos que a pregação do Envangelho é a revelação do mistério de Cristo. O mistério, até então, apenas acessível ao povo eleito é alargado gentios que, pelo chamamento ao Evangelho, constituem o novo povo de Deus.

Saibamos nós também acolher com generosidade tudo quanto o Senhor nos diz pela Sua Palavra.

SALMO

RESPONSORIAL

REFRÃO-Senhor, cantarei eternamente a Vossa bondade!

Cantarei eternamente a bondade do Senhor, de geração em geração anunciarei a sua fidelidade. O Senhor disse: “A graça foi edificada para sempre, foi fundada sobre os céus a fidelidade”.

Fiz uma aliança com o Meu povo eleito, jurei a David, Meu servo: “Conservarei a tua linguagem para sempre o teu trono por todas idades”.

Ele me invocará: “És Meu pai, meu Deus e minha protecção!” Dar-lhe-ei para sempre o Meu favor, a Minha aliança com ele será eterna”.

ACLAMAÇÃO

REFRÃO-Aleluia! Aleluia!

Eis a serva do senhor, faça-se em Mim segundo a tua palavra.

EVANGELHO

Maria Santíssima desempenha um papel único, insubstituível, na vinda de Jesus ao mundo. É nela que vai culminar toda a expectiva do povo hebreu, para ela convergem todos os olhares da esperança.

Maria resume todas as apirações, dá luz a muitas figuras do Antigo Testamento e polariza toda a santidade de muitos séculos em que a humildade esteve à espera do Messias.

Enviar a Amigo
Imprimir
Favoritos
Homepage

Domingo,15 de Julho de 2018

Pesquisa

Capa edição

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Copyright © 2010 Amigo da Verdade
Powered by Peakit