Director: Cónego Dr. Manuel Joaquim Geada Pinto

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Actualidades-Quinta-Feira,12 de Julho de 2018

Faleceu a Ir. Isinda Torres Martins

No passado dia 5 de Julho, faleceu, no Outeiro de S. Miguel, a ir. Isinda Torres Martins que, nos últimos meses, vivia com uma saúde muito precária.

Pouco antes de morrer, recebeu ainda o sacramento da Santa Unção. No dia seguinte, 6 de Julho, foi celebrada, pelas 12 horas, por sua alma, a Missa exequial,  finda a qual a família mostrou vontade de levar o seu corpo para ser sepultado na terra onde nascera.

A ir. Isinda viera para o Outeiro de S. Miguel, num tempo em que, por recomendação expressa de D. João de Oliveira Matos, fundador da Liga dos Servos de Jesus, se faziam pontualmente, em todas as Casas da Liga, retiros vocacionais, costume que acabou por desaparecer, devido às alegadas circunstâncias dos nossos tempos e à falta de iniciativa no acompanhamento dos problemas vocacionais.

Isinda Martins viera da Quinta do Meio, paróquia de Vila Fernando, ao tempo paroquiada pelo P. Dr. Júlio, juntamente com a Isabel dos Santos, falecida no passado mês de Maio.

Fez, no Outeiro de S. Miguel, a tarimba normal de acompanhamento da vida comunitária, até à altura em que a Superiora, D. Palmira Dinis da Fonseca, na observação e acompanhamento das candidatas,  propunha às irmãs uma votação expressa para a sua admissão na vida comunitária.

Não viveu muitos anos na comunidade do Outeiro pois, tendo o Bispo da Guarda, D. Domingos da Silva Gonçalves, sentido a conveniência duma prestação de serviços da Liga no Seminário do Fundão, e exprimindo essa necessidade ao Superior, D. João de Oliveira Matos, este pediu a D. Palmira que ajudasse a resolver esses serviços, até então desempenhados ali apenas por criados. Sensível a este problema de serviço diocesano, D. Palmira enviou a Isinda Martins a chefiar  o pequeno grupo de servas que iria ali orientar a vida doméstica do Seminário. A ir. Isinda não esteve muito tempo no Seminário, pois D. Palmira tornou-a andarilha de comunidades, pondo-a, seguidamente, a chefiar a comunidade do Preventório do Fundão e, não muito tempo depois, a pequena comunidade de Nossa Senhora das Dores, no Paúl. Dali regresou a Isinda ao Outeiro de S. Miguel onde, após a morte da ir. Angelina, se encarregou dos assinantes do Amigo da Verdade, dever que cumpriu exemplarmente, enquanto foi capaz.

O funeral da ir. Isinda realizou-se em Vila Fernando, no Domingo passado, presidido pelo pároco, P. Ângelo Martins, e acompanhado por algumas irmãs de diversas comunidades.

Encomendamos aos prezados leitores do Amigo da Verdade, que a ir. Isinda solicitamente serviu, a caridade duma prece em sufgrágio da sua alma.

Enviar a Amigo
Imprimir
Favoritos
Homepage

Terça-Feira,13 de Novembro de 2018

Pesquisa

Capa edição

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Copyright © 2010 Amigo da Verdade
Powered by Peakit